segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

OS MÚSICOS - PEDRO ANTUNES




Nasceu em 1974, em Coimbra .É Licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Como músico, iniciou a aprendizagem de guitarra clássica , como autodidacta, em 1990. Em 1993 iniciou um projecto individual, repertório original, com várias actuações ao vivo, incluindo diversas Bibliotecas e Câmaras Municipais. Durante os anos de 93,94 e 95 foi Guitarrista da banda Ex-Oriente Lux, de Beja, com a qual percorreu todo o País.

A aprendizagem de Guitarra Portuguesa teve início em 1997, também como autodidacta. Frequentou o curso de Ensemble e Apreciação Musical da Escola Profissional de Música de Almada, no Solar dos Zagalos, em 1998. Participou no CD “Blown”de Hands on Approach, como artista convidado (Guitarra Portuguesa). Em 1999, fundou, juntamente com o pianista alemão Ulf Ding, o grupo de improvisação “Mãos Livres”, Piano e Guitarra Portuguesa, que realizou concertos por todo o país.

Em 2000, iniciou o curso de Guitarra Portuguesa no Conservatório regional de Almada, sob a orientação do Prof. Arménio de Melo, tendo concluído o 2º ano (altura em que o conservatório foi obrigado a fechar portas). Em 2001, integrou a banda “Sons de cá” como guitarrista, percorrendo todo o pais em concertos, dos quais se destacam actuações em Vilar de Mouros e Festival do Tejo (2002), Andanças (2002 e 2003), bem como a final do Termómetro Unplugged (2003). Em 2004 funda o Projecto Conhecendo Paredes/Afinidades, com o objectivo de divulgar a vida e obra de Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa como instrumento solista. Tem realizado concertos por todo o país, destacando-se os concertos no Museu de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos), na FIBDA'07 (Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora), a participação em diversos programas da série DiverCidades, na RTPInternacional, entre outros. De destacar ainda o ciclo de concertos realizados no Teatro de Bolso de Setúbal (Jan a Jun de 2007) com organização do próprio, que contou com a participação de varios artistas da zona. Desde 2006, estuda Guitarra Portuguesa com o Prof. Arménio de Melo nas Oficinas de S. José, em Lisboa.

Em 2007, por convite, participou no cd "Luna Sapiens" do projecto In Tempus (www.myspace.com/intempus), passando a fazer parte integrante do mesmo.

3 comentários:

El B disse...

Tenho o privilégio de conhecer pessoalmente o Pedro e de ser seu amigo. Conhecemo-nos em 2002 num projecto (que não consta neste breve apontamento biográfico) e fomos colegas de trabalho durante algum tempo.
Desde então, fomos mantendo um contacto mais ou menos regular, tanto quanto permite a distância e os diferentes rumos que a vida tem.
Curiosamente, haveríamos de nos voltar a cruzar.
Em 2008, regresso exactamente ao mesmo local em que nos conhecemos, para o substituir num outro projecto, numa outra entidade empregadora!
E na sequência dessa substituição o Pedro assume um novo papel na minha vida.
Curioso o Destino ou Fado, que ele tão bem interpreta nos acordes arrancados da guitarra portuguesa, que nos faz acreditar que existe mesmo uma alma dentro de nós.
Curiosas coincidências!
Coincidências que não terminam aqui, pois além do Pedro, também conheço ao António Boieiro, com quem falei algumas vezes e assisti algumas vezes a declamar os belos poemas que escreve. Assisti, pela primeira vez, à sua actuação no Lado Negro do Rio. Falámos no final e recordo que foi a primeira pessoa a referir-me que não existem coincidências, tendo-me aconselhado a ler a “Profecia Celestina”. E aqui está este meu comentário a parecer dar-lhe razão.
Um dia vejo à venda um CD. Sabia que era de um novo projecto do Tó. Comprei-o e levei-o para casa. Enquanto o ouvia fui lendo os nomes dos elementos da banda. Para minha surpresa descubro o nome do Pedro! Apressei-me a confirmar se era mesmo ele! E era.
Mais uma coincidência, tal como aquela que hoje me trouxe aqui, por desígnio do Acaso, e que me leva a deixar um comentário que não podia deixar de fazer.
Um grande abraço.

catizzz disse...

Também conheço este tipo de algum lado... deve ser da televisão!

Unknown disse...

Também conheço o Pedro e admiro muito o seu trabalho.

O projeto em que participou e que mais gostei (achei fenomenal, adorava ter um CD) é o "Cosmic Shaman"

Abraço!