segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

OS MÚSICOS - JORGE OLIVEIRA



Começou a sua experiência a tocar piano em 1978, com 6 anos.
Aqueles dias foram fantásticos, porque tudo era novo na frente dum enorme piano com grandes teclas. Aprendeu a tocar música clássica na escola e muito se deve ao seu professor da altura.
Vários anos passaram e quando tinha 14 anos, decidiu parar as lições de piano clássico.
“-Quem me dera ter continuado...” diz.
Começou então a brincar com o seu primeiro sintetizador (um grande DX7IId Yamaha). Desde então eu adquiriu vários sintetizadores, mas aquele é uma peça de hardware especial.
“-Vou para sempre lembrar aquele soberbo FM synth!” diz. Quando tinha 18 anos, alguns amigos e primos pediram-lhe para se juntar a uma banda que tinha muitas idéias (um pop/rock brilhante) e que chamava “Nuben Okaso”. Esta banda surgiu quando entrou na universidade e conseguiu tocar alguns concertos na faculdades de Porto, Coimbra e Aveiro.
Grandes tempos aqueles... Entretanto tocou numas quantas bandas, mas saíu para terminar os seus estudos universitários e passou a trabalharem Lisboa, longe da sua cidade natal (Porto). Sete anos, se passaram e quando pensava que a música seria uma espécie de hobby solitário, surgiu em conversa na net, no IRC, a oportunidade de voltar ás lides de banda. Miguel(Secrecy), convidou-o para integrar as fileiras da banda, então em inicio de actividade.
Chamavam-se “Secrecy”, uma banda com apenas três músicas, mas com muitas ideias.
Pegou então no seu sintetizador e coloriu a banda com sonoridades diferentes.No final de 2004, foi convidado a participar na banda de Paulo B. Costa e Luy’s, "Evergreen". A banda existiu por pouco tempo e em conjunto com Paulo B. Costa, nasce “Navajo”. Convidaram Luis Alves, Renato e Hugo para se juntarem á banda e deram ainda alguns concertos entre 2004 e 2005, com grande apoio do público e criticas favoráveis na imprensa. No início de 2006 sai de “Secrecy” e integra ”In Tempus”, um projeto darkfolk desenvolvido pelo seu amigo David Reis de “Phantom Vision”. Nesse ano registou alguns synth/pianos para faixas do albúm de apresentação de In Tempus "Luna Sapiens".
Nessa altura o minha veia enquanto productor surgiu e eu re-misturei a música "Democracy's Undead" dos DoppelgangeR(Rússia), publicado no albúm "Saturnian Rings".
Nesse ano fui convidado pelos donos da Ethereal Sound Works para masterizar o albúm "Nunca Termina" de Love Lies Eternal. Em 2007 decidiu dar vida a um projeto solo experimental/ambiental, tendo como conteúdo base faixas que foi escrevendo desde os anos 90. Á medida que as canções foram ficando prontas, contou com a colaboração de alguns amigos que ajudaram no renascimento do projecto OZ. Agora, o projecto está em fase de gravações em estúdio e a preparar alguns concertos promocionais.

Sem comentários: